CADASTRAR COMPLEMENTOS
Conceito: Os complementos servem como características adicionais a um mesmo produto base, podendo ou não alterar o seu valor, isso impacta diretamente na praticidade não só de criar os produtos, mas também de gerencia-los. Isso se aplica muito bem a porções com seus tamanhos e acompanhamentos. Por exemplo Fritas, pode ser adicionado o queijo e pode servir de 1 a 4 pessoas, com os complementos isso se torna adicional no produto base e não vários produtos com preços diferentes.
Para cadastrar os Complementos, é necessário abrir o
- Primeiro precisamos criar uma categoria “Complementos” vá em Cardápio > Nova Categoria:Adicione o nome e salve:
- Precisamos adicionar um complemento a nossa categoria, vamos em Cardápio > “Complementos” > Novo Produto:Adicionamos o nome, no nosso caso “Queijo” > definimos seu tipo e unidade > Preço > Salvar:
- Para vincular o produto como complemento basta clicar nos 3 pontinhos do produto criado e ir para Edição:
Rolar até o fundo da página e selecionar “Produto exclusivo de combo e complementos” (isso fará com que o item não apareça para venda, mas continuei registrado em uma categoria)> Salvar:
- Agora vamos até o produto que desejamos adicionar o complemento e clicamos em editar (no nosso caso será a batata frita):vamos até o ultimo item “Adicionar complemento”:
- Adicionamos o nome do grupo de Complementos > Obrigatoriedade (Obrigatório/Opcional) > Quantidade > Próximo:Vamos em Adicionar Produtos:Pesquisamos o produto e adicionamos:No nosso caso iremos alterar o valor (nessa batata vai muito queijo) e salvamos:
- Prontinho! Podemos cadastrar também por exemplo o tamanho do prato, a quantidade de copos, detalhes que podem ou não alterar o valor e podem ou não serem alimentos.
POSSIVEIS DUVIDAS
-Como aparece para a cozinha o complemento?
Aparece como um subitem indicando que pertence a batata por exemplo.
-Como isso sai na nota?
Aparece como um item normal.
-Qual a diferença de complemento obrigatório e opcional?
O complemento obrigatório se refere a um numero mínimo e máximo de itens sendo necessário a escolha para prosseguir a compra.
Ex: Para quantas pessoas? Seria o nome do nosso passo para escolher o tamanho da porção, como é necessária essa informação colocamos como obrigatório.
Enquanto o opcional pode não ser marcado, portanto não decidimos o número mínimo, mas sim o máximo de itens escolhidos.
Ex: Vai um queijo aí? É o exemplo que demos neste arquivo, a pessoa pode ou não querer.
-Qual a relação de complemento e valor?
Já vimos que o complemento podem ser alimentos ou não, nessa mesma ideia podemos adicionar itens com valor ou não, desse jeito o produto pode ser predefinido o preço ou adicionado depois.
Ex: Para adicionar leite ao café se cobra uma taxa de 2,00 reais, mas e quando temos um copo 2 vezes maior que o habitual? Gataremos o dobro de leite para esses casos se altera o valor na hora.
Cabe de cada estabelecimento averiguar o que se torna mais prático.